Sol e a Camada de Ozônio


Por Vinícius Gomes  

O Diferencial do nosso planeta é a nossa atmosfera, que entre outros fatores, auxilia na manutenção da temperatura terrestre e funciona como um filtro dos raios solares. Assunto que trataremos hoje!

“O Sol é nossa fonte de luz e calor!”,  me lembro até hoje dessa aula na terceira série do fundamental, lembro também que no meu livro de ciências tinha um dos maiores erros astronômicos de toda a minha vida, mas abordaremos isso em outro post. A Luz é algo que gera muita dúvida na cabeças dos físicos, ninguém sabe ao certo o que ela é, tem momentos que ela se comporta como onda, outros como partícula, esse é um assunto que realmente dá um nós na cabeça dos estudiosos do assunto, imagine em nós, meros mortais! Por ora, vamos tratar a luz como onda. Ela é uma onda eletromagnética (temos um post sobre isso) que é mais ou menos o seguinte: A oscilação de um campo elétrico cria um campo magnético que quando sofre oscilação cria um campo elétrico, um cria o outro e assim eles são! São que possuem propagação transversal, enquanto uma viaja verticalmente (cima-baixo) a outra viaja horizontalmente (direita-esquerda). As ondas eletromagnéticas são as únicas que são propagadas no vácuo. Ondas eletromagnéticas existem desde um espectro invisível ao olho humano quanto ao visível, nessas ondas viajam “pacotes de energias” chamados fótons, para cada comprimento de ondas há um nível exato de energia. Do Sol recebemos uma enorme carga de energia, sendo que na alta atmosfera possuem moléculas de oxigênio (O2), essa região recebe Raios Ultravioletas de Alta Potência (menores que 100 nm) essa ondas altamente carregadas, possuem energia suficiente para “quebrar” as moléculas de O2, formando apenas o Oxigênio Atômico (O2 -> O+O). Os raios solares menores que 100 nm que chegam a Terra são absorvidos instantaneamente na faixa mais alta da nossa atmosfera, ainda bem, porque esses níveis de energias são prejudiciais aos tecidos vivos! Ondas maiores que 100 nm penetram mais um pouco na nossa atmosfera. 
O átomo de Oxigênio que ficou “flutuando” em nossa atmosfera ao encontrar uma molécula O2 sofre uma reação com a ajuda de outro componente químico, que chamaremos de “terceiro corpo”, que com a interação impede que o produto da reação esteja excitado (energia extra), assim é formado o O3, mais conhecido como ozônio, dessa forma foi formada na mesosfera a faixa que é conhecida como a Camada de Ozônio. As ondas eletromagnéticas, ainda na faixa do ultravioleta, penetram aproximadamente até 50 km na nossa atmosfera, até chegar na Mesosfera, os comprimentos de onda na faixa de 200 a 330 nm possuem energia suficiente para Fotodissociar o Ozônio (O3), formando uma molécula e um átomo de Oxigênio (O2 e O). Esse é o processo de “criação” e “destruição” do Ozônio, consequentemente na formação de sua camada, que funciona como filtro dos raios ultravioletas pela fotodissociação. O nome dado a esse Processo é Mecanismo de Chapman.

0 comentários:

Postar um comentário