Ondas Eletromagnéticas - Microondas

Microondas não servem apenas para fazer pipoca! Através das microondas assistimos televisão, podemos nos comunicar e muitas outras coisas. Primeiramente Microondas são ondas eletromagnéticas de alta freqüência. Essas ondas não necessitam de um meio (água, ar, etc) para propagar-se, podendo mover-se através do vácuo.  Maxwell, considerado o mais importante físico do século XIX e autor da teoria moderna do eletromagnetismo, nos explica que a oscilação do campo elétrico, gera um campo magnético e vice-versa, formando assim, as ondas eletromagnéticas.


A radiação eletromagnética pode ser descrita como um fluxo de fótons, que são partículas sem massa de repouso e viajam em cada padrão ondulatório movendo-se na velocidade da luz.Cada fóton contém certa quantidade de energia e toda radiação eletromagnética é constituída por esses fótons, logo, concluímos que ondas de microondas, infravermelho e as demais ondas do espectro, são fundamentalmente as mesmas coisas, a diferença está na quantidade de energia encontrada nos fótons. As ondas de rádio têm fótons com energias baixas, as microondas têm um pouco mais de energia que as ondas de rádio, infravermelho ainda mais até chegar no mais energético: Raios Gama.
As Microondas são extensamente utilizadas nas Telecomunicações, porque são ondas curtas com uma freqüência muito alta, o que permite a boa condução e direcionamento exato das ondas. Também é usada para aquecer alimentos, e há estudos que utilizam as microondas como ferramenta de segurança.

 No vídeo abaixo você verá a sonda Planck enviada em 2009 para estudar o nascimento do Universo. Ela capta a Radiação das Microondas no Universo.







3 comentários:

guilhermedsat disse...

precisava de algo mais complexo mas foi interessante até!

guilhermedsat disse...

se alguém souber sobre um site com quase tudo ou tudo que se sabe sobre radiações não ionizantes eu agradeceria muito, só postar o link ^^.

Unknown disse...

Estou preparando um trabalho de conclusão de curso, estou a disposição para qualquer material sobre o assunto de radiação.

Postar um comentário