Seu Peso realmente está certo?


Redação EBJ

A grande certeza da Ciência é de que nada é Certo! Isso mesmo, a incerteza é o que faz os cientistas buscarem respostas mais precisas sobre as coisas. Você sabia que o quilo do arroz, do feijão, do açúcar que você compra no supermercado pode mudar? Isso mesmo, o quilo (kg) a unidade de medida de peso. 
Um grupo de cientistas estudam formas mais precisas de definir uma unidade de quilograma e eles descobriram que o peso padrão, adotado há mais de cem anos, que está na sede do BIPM, Departamento Internacional de Pesos e Medidas, na França, sofreu uma leve alteração com o tempo, comparado com réplicas distribuídas pelo mundo.
O  National Institute of Standards and Technology (NIST), órgão regulador americano, está obtendo avanços no pedido de mudança do SI, Sistema Internacional de Medidas, o grupo de cientistas defendem que o peso padrão deve ser definido por um experimento eletro-mecânico que liga o quilograma a uma constante chamada de Planck (h). É justamente este experimento proposto pelo NIST: aprimorar o valor da Constante de Planck (h), uma importante constante na física quântica. Sabe-se que a matéria absorve e irradia energia em partes chamadas “quanta”. A energia do quanta é a constante de Planck vezes a frequência de sua radiação. A massa de um objeto pode ser medida pela comparação da força que a gravidade exerce sobre ele com uma força elétrica que compensa a força da gravidade. Isso pode ser feito em uma chamada balança de Watt, que trabalha com levitação magnética. Nela, a força elétrica é determinada medindo a corrente correspondente e sua voltagem; já as medidas elétricas podem ser expressas por meio da constante de Planck (h). Se a constante for exatamente conhecida, então as medidas podem determinar a massa de um objeto. Atualmente seu valor está estabelecido em 6.626 068 96(33) x 10-34 kg m2/ s.

Essa teoria faz com que o peso padrão seja definido por uma constante (não muda) e tornará a medida de uma unidade de quilograma padrão mais precisa e segura com relação à variação do tempo. Isso não mudará muita coisa no nosso dia-a-dia, pois a variação sofrida pelo peso padrão foi aproximadamente 50 microgramas, mas fará diferença nos laboratórios científicos, em medidas e escalas usadas pelos cientistas.

0 comentários:

Postar um comentário