XIX SNEF

Crédito: UFAM

Apesar da chuva intensa que caída durante toda manhã, o evento contou com a participação  de professores, pesquisadores e estudantes para refletir cientificamente sobre a qualidade no ensino de física.
Para o Presidente da Comissão de Ensino da SBF, o contexto do ensino no Brasil  tem sofrido bastante modificações nos últimos anos, principalmente  com o aumento de vagas e acesso de estudantes ao ensino médio. Nós temos hoje, uma carência de profissionais professores formados pra ministrar a disciplina de física. Ao mesmo tempo, percebemos que está havendo o incremento de iniciativas, tanto de instituições de ensino e do governo, no sentindo de melhorar o material escolar para poder propiciar uma boa qualidade de ensino, disse.
O professor diz que a colocação no mercado de trabalho, de professores específicos em Física, é um problema antigo e passa inclusive pela valorização do profissional. Nilson acredita que este profissional tem sua significação no processo ensino aprendizagem, mas, essa importância não tem sido acompanhada de uma valorização tanto nas condições de trabalho quanto na remuneração profissional. “Hoje, nós temos um significativo contingente de profissionais que se preparam para ser professor, mas, no entanto, terminado o curso de graduação, migram para outras profissões que são mais rentáveis”, completa.

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