O terremoto de 8,8 graus na escala Richter que sacudiu o nordeste do Japão nesta sexta-feira gerou um tsunami que alcançou áreas da cidade de Sendai, onde imagens da emissora de TV local mostram que a água arrastou carros e atingiu edifícios.
Por enquanto, não foi emitido nenhum boletim informando sobre vítimas fatais do tremor, um dos mais fortes dos últimos anos no Japão. Fonte: EFE
Tsunami é uma palavra de origem japonesa e significa: Onda de Porto. Por incrível que pareça, Tsunamis acontecem com freqüência no Japão, há registro de 195 ocorrências do Fenômeno. Elas são formadas quando ocorrem terremotos submarinos, erupções vulcânicas, explosões submarinas ou outros distúrbios acima ou abaixo da água, mas a maioria dos Tsunamis são gerados por Terremotos Marinhos. Tsunamis têm uma pequena amplitude (altura da onda) em alto mar e um comprimento de onda muito longo (muitas vezes centenas de quilômetros de comprimento), então, Tsunamis não são ondas gigantes, são ondas muito extensas, elas crescem em altura quando atingem águas mais rasas.
Acompanhe essa e outras Notícias no Canal de Notícias do Whataheal: @WhataNews
0 comentários:
Postar um comentário